logo

Cadastre-se

home | terabellum | Cursos | postagens | contato
arma-08-jpg-14078546.jpg

Fundamentos do tiro - Postura ou base ou posicionamento

20/01/2016 - Por: Teraton

As duas posturas mais comuns para armas curtas são: Waever e Isósceles.

Weaver:
postura de tiro desenvolvida pelo Xerife Jack Weaver, de Los Angeles, Califórnia, EUA, no final da década de 1950, para competições de estilo livre com armas curtas. Esta técnica possui dois componentes básicos.

1. A mão que efetua o disparo é usada para segurar a arma, enquanto a outra mão envolve a primeira. O cotovelo do braço que faz o disparo fica ligeiramente dobrado, quase esticado, enquanto o cotovelo do braço de suporte fica um pouco mais dobrado. O atirador deve empurrar para frente a mão que fará o disparo, enquanto puxa para trás a mão de suporte, exercendo o que é chamado de “tensão isométrica” sobre a arma. O objetivo da tensão isométrica é o de diminuir o tempo de recuperação da visada do atirador, possibilitando sequencias mais rápidas de disparos.

2. Posicionamento dos pés do atirador, em postura quadrangular, com o pé correspondente à mão de suporte um pouco mais à frente do pé correspondente à mão que efetua o disparo. O pé correspondente à mão que efetua o disparo, além de estar um pouco mais para trás, também deve estar um pouco virado para fora, fazendo um ângulo de aproximadamente 45 (quarenta e cinco) graus com a linha de visada do atirador. O tronco do atirador deve estar ligeiramente angulado, com o ombro correspondente à mão que faz o disparo um pouco mais para trás, em relação ao ombro correspondente à mão de suporte. Para buscar a estabilidade da base, os joelhos do atirador devem estar ligeiramente flexionados e o tronco um pouco inclinado para frente, como se o atirador estivesse esperando ser empurrado para trás.


Isósceles:
posição ou postura de tiro que se tornou popular a partir da década de 1980, quando os atiradores Brian Enos e Rob Leatham começaram a utilizá-la, com muito êxito, nas provas de IPSC, modalidade de tiro prático.

Assim como a Weaver, a Isósceles é uma postura que segura a arma curta com as duas mãos, para melhor estabilizá-la. A mão que efetua o disparo segura a arma, enquanto a mão de suporte envolve a primeira. Os dois braços ficam completamente esticados, com os cotovelos travados nesta posição. Vista por cima, esta posição faz o desenho de triangulo isósceles, composto pelos dois braços do atirador, de igual tamanho, ambos formando os dois catetos maiores, com o cateto menor do triângulo formado pelo tórax do atirador.

A postura Isósceles busca sua estabilidade na estrutura óssea do atirador, ao contrário da Weaver, que busca estabilidade na estrutura muscular.

Os pés ficam posicionados paralelamente, ambos apontados para frente, com os joelhos levemente flexionados e com o tronco um pouco inclinado para frente, como se o atirador estivesse esperando um empurrão para trás.


avatar.jpg

Teraton - zadak@zadak.com
Alexander nasceu em Sheffield, Alabama. Trabalhando na Spar Music em Florence, Alabama, Alexander gravou seu primeiro compacto, "Sally Sue Brown", com o nome de June Alexander (abreviação de Junior), o qual foi lançado em 1960 pela Judd Records de Jud Phillips. Phillips é o irmão do pioneiro da música Sam Phillips. Um ano depois, Alexander gravou "You Better Move On" em um antigo depósito de tabaco transformado em estúdio de gravação em Muscle Shoals. Lançado pela Dot Records de Nashville, a
veja mais matérias de Teraton


Comentar

IDENTIFICAÇÃO


ESQUECEU SUA SENHA?

Use o campo abaixo para recuperar sua senha.


CADASTRO

Use os campos abaixo para se cadastrar no sistema


Comentários

avatar.jpg

Teraton - 14/10/2021

teste

Busque por categoria

ArmasFundamentosMunição

Busque por data

janeiro de 2016
março de 2021
outubro de 2021
dezembro de 2015

Siga-nos nas redes sociais:

Perfil no Twitter  Perfil no Facebook  Perfil no Instagram
home | terabellum | Cursos | postagens | contato
Desenvolvido por Teraton